A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção e da correção de dentes e arcadas dentais mal posicionados, ou seja, trata e corrige os dentes que estão ou poderão ficar tortos. As razões mais comuns para se realizar um tratamento ortodôntico são: estética, função e preparo para reabilitação.
Dentes mal posicionados podem levar a uma série de problemas como: facilitar o aparecimento de cárie e doenças gengivais devido a maior dificuldade para higienizar, dentes protruidos (para frente) são mais susceptíveis a traumas, dentes tortos podem levar a perda de osso em volta das raízes, dores na musculatura e outros problemas funcionais podem aparecer e até mesmo o fator psicológico pode ser influenciado pela presença de dentes desalinhados ou uma face afetada pela má oclusão prejudicando a auto estima e algumas vezes até o desenvolvimento social, principalmente em jovens.
Há alguns anos um tratamento ortodôntico era um “artigo de luxo”, poucos tinham acesso a esse tipo de tratamento, hoje em dia esse quadro vem mudando e cada vez mais pessoas estão tendo acesso ao tratamento. Isso se deve em parte a melhoria dos materiais que proporcionaram uma maior eficiência das técnicas ortodônticas diminuindo o tempo clínico das consultas, diminuindo o tempo do tratamento, diminuindo o desconforto aumentando as possibilidades de sucesso e aplicações clínicas, aproximando a ortodontia das outras especialidades clinicas e também baixando seus custos.
Um bom planejamento ortodôntico é parte importante do tratamento para que os resultados apareçam como desejado por isto é importante que este planejamento seja feito por profissional capacitado e especializado contando com uma equipe multidisciplinar principalmente nos casos de preparo ortodôntico para reabilitações.
Uma boa saúde bucal começa a ser alcançada cedo, com uma boa alimentação e bons hábitos de higiene, e consultas regulares ao dentista para acompanhamento e se necessária, intervenção. Apesar de não existir idade certa para o tratamento ortodôntico, consideramos o início da troca dos dentes ( por volta dos 6 – 7 anos) uma idade ideal para a primeira consulta ortodôntica, permitindo ao ortodontista planejar a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem tratamento, pois a maioria das más oclusões são mais facilmente e rapidamente tratadas durante a fase de crescimento . Se algum problema for detectado antes desta época, acriança pode ser levada ao ortodontista que avaliará a necessidade imediata ou não de intervenção.
Dr. HENRIQUE NASSER
Especialista em Ortodontia