Enquanto a mamãe é gestante
A partir da 5ª semana de vida intra-uterina, os dentes do seu bebê começam a se desenvolver. Por isso, você deve ter uma dieta balanceada e rica em fósforo, cálcio e vitaminas A, C e D
Por volta do 5º mês de vida intra-uterina, o paladar do seu bebê começa a ser desenvolvido. Se você, mamãe, tiver o hábito de consumir doces em excesso, existirá maior probabilidade do seu filho(a) nascer com preferência por esses alimentos. Portanto, ATENÇÃO com a quantidade de doces durante a gestação.
A primeira dentição
Por volta dos seis meses, os dentinhos inferiores do seu bebê já podem surgir.
Como sintomas da erupção dos dentinhos, o bebê pode apresentar irritação, estado febril, desconforto em geral. Além disso, a gengiva pode ficar abaulada e as fezes podem tornar-se mais líquidas.
Para alívio do desconforto, o bebê pode usar mordedores de borracha para massagear a gengiva.
Por volta dos 2 anos e 6 meses, o seu filho(a) já terá todos os dentes “de leite” na boca
Alimentando seu filho(a)
O leite materno tem TUDO que o bebê precisa: água, proteínas, sais minerais, vitaminas. Até os seis meses de idade, o leite materno consegue suprir todas as necessidades da criança.
A mamada noturna pode ser eliminada aos 2 meses de idade, sem prejuízos físicos ao bebê. Estabeleça a última mamada por volta das 21:00horas.
Se o seu filho precisar da mamadeira para conseguir dormir, dê a mamadeira contendo apenas água.
A mamadeira deve ser eliminada da rotina do seu bebê até que ele atinja 1 ano e 6 meses de idade.
Uma dieta rica em proteínas e vitaminas é a base para o crescimento do seu filho(a).
Limpando a boquinha do seu filho
É extremamente importante que você, mamãe, limpe o leite que fica estagnado na boca do bebê, após a amamentação materna ou o uso de mamadeira.
Você, mamãe, pode usar dedeiras especiais para limpeza, ou gazes/fraldas embebidas em soro fisiológico ou água fervida ou filtrada. Essa limpeza deve ser feita após cada mamada e antes de dormir.
Assim que o 1ºdentinho do seu filho(a) surgir, a escova de dentes já poderá ser usada. Sempre com cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena.
Dra. LETICIA SIMINO DE CARVALHO
ODONTOPEDIATRA DA DENTAL STUDIO