O clareamento dental é um procedimento estético que visa deixar o sorriso mais claro e homogêneo. Os motivos que levam os dentes a ficarem mais escurecidos são variados, e o cirurgião dentista é quem deve orientar qual a melhor técnica e o melhor produto para cada caso específico.
Antes de realizar o clareamento dental, o paciente deve ser submetido a um tratamento odontológico, para eliminar possíveis cáries e inflamação gengival. Esta etapa é fundamental para o sucesso do clareamento e conforto do paciente, pois muitas pessoas reclamam de sensibilidade durante ou pós-clareamento, mas nem imaginam que podem ter algum problema de saúde bucal a ser tratado. O dentista também pode orientar o paciente a utilizar pastas dessensibilizantes 2 a 3 semanas antes do clareamento e preparar os dentes para receber o gel clareador, o que irá ajudar bastante com relação à sensibilidade.
Atualmente, temos 2 tipos de clareamento : o caseiro e o realizado em consultório pelo cirurgião dentista. Muitas vezes associamos as duas técnicas, para um resultado mais eficaz. O produto utilizado em ambas as técnicas tem o mesmo princípio : um gel é aplicado sobre os dentes, agindo na estrutura dentária, quebram as partículas de pigmentos causadores das manchas liberando-as. No clareamento caseiro, o paciente é moldado, e confeccionadas placas de silicone para serem utilizadas pelo paciente em casa, enquanto que no clareamento feito em consultório, o produto é ativado pelo laser, o que propicia um resultado mais rápido.
O paciente deve estar ciente de três fatores: o primeiro é que próteses e restaurações não mudam de cor com este tratamento; nestes casos, o clareamento é realizado e posteriormente estes trabalhos são refeitos, de acordo com a cor que os dentes ficaram.
O segundo aspecto é quanto à sensibilidade: é comum o paciente sentir um pouco, mas isso varia muito e depende desde se o paciente tem cárie, inflamações gengivais ou retrações, até com relação à quantidade de gel que está sendo colocado na moldeira. Colocar uma quantidade de gel não significa que seu dente irá clarear mais ou menos, mas pode ser determinante na presença ou não da sensibilidade
O terceiro ponto importante é quanto o dente vai clarear; é impossível prever exatamente a cor final do dente. O paciente muitas vezes tem a referência de artistas de TV com os dentes muito brancos, mas algumas vezes nestes casos não foi realizado apenas o clareamento. O profissional deve avisar o paciente para que ele não crie falsas expectativas.
Devemos lembrar que mulheres gestantes ou que estão amamentando, pessoas alérgicas ao produto e adolescentes menores que 16 anos, não devem realizar este tipo de tratamento.
O clareamento dental é uma técnica segura e deve ser utilizada, mas sempre com orientação de um profissional.
Dra Luciana Castelleoni
Clínica geral, Estética e Prótese